Cadastro de médicos no SNGPC
Aprenda a cadastrar um médico durante o processo de emissão do pedido de venda.
Introdução
O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) é uma ferramenta essencial criada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para monitorar a movimentação de medicamentos e substâncias sujeitas a controle especial. Objetivo de garantir a segurança e a rastreabilidade dos produtos controlados, prevenindo abusos e garantindo que as farmácias e estabelecimentos de saúde cumpram a legislação vigente.
No momento da emissão do
pedido de venda, é necessário inserir as informações da receita utilizada para a compra do medicamento, assim como os dados do profissional que a emitiu. Esse cadastro é
obrigatório. A seguir, descrevemos como realizar esse cadastro durante a emissão do pedido, caso o profissional ainda não esteja registrado na base de dados do
Thotau.
Esse tutorial irá considerar que você já efetuou o registro do cliente, inseriu os medicamentos/produtos a serem comercializados e definiu a condição de pagamento. Para mais informações de como executar essas etapas acesse
"Venda de medicamento do cadastro SNGPC".
1) Após clicar em
"Concluir" ou pressionar
"F12" para finalizar o pedido de venda, na interface para inserir as informações da receita, para cadastrar um novo médico clique no ícone de binóculo.
2) Na interface de
"Localizar Prescritor (Médico/Veterinário) considerando que você precisa realizar um novo cadastro, selecione a opção
"Cadastro" ou pressione
"F5".
3) Na interface
"Cadastro de Médicos/Veterinários" selecione a opção
Cadastro > Novo > Vazio ou pressione
Alt + I para inserir um novo cadastro.
4) Selecione o ícone de binóculo.
5) Selecione a opção
"Cadastro" ou pressione
"F5"6) Acesse Cadastro > Novo > Vazio, clique apenas no ícone de novo ou utilize o atalho
Alt + I para abrir a interface de cadastro de pessoas.
7) Insira o nome do profissional que receitou o medicamento, clique em
"Aplicar" e depois em
"Fechar".
8) Clique em
"Sair" para retornar a interface "Localizar no cadastro de pessoas", pesquise pelo nome que acabou de cadastrar e clique em
"Ok".
9) Insira o número de registro do conselho do respectivo profissional, informe a qual conselho pertence e o município. Clique em
"Ok" para salvar em seguida em
"Sair".
10) Realize a busca pelo nome que acabou de realizar o cadastro, e clique em
"Ok" para adicionar ao cadastro da receita.
11) Está concluído o cadastro e inserção do responsável pela prescrição do medicamento de controle especial. Com a demais informações inseridas, clique em
"Aplicar" e depois em
"Fechar" para avançar no fechamento do pedido de venda. Mais informações das etapas seguintes consulte o material
"Venda de medicamento do cadastro SNGPC".
Assista também:
- Como cadastrar medicamentos para uso no SNGPC
- Venda de medicamento do cadastro SNGPC