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Venda de medicamento do cadastro SNGPC

Última atualização 9 dias atrás

Venda de medicamento do cadastro SNGPC

Neste tutorial, você vai aprender como realizar a venda de medicamentos sujeitos a controle especial.

Introdução

O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) é uma ferramenta essencial criada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para monitorar a movimentação de medicamentos e substâncias sujeitas a controle especial. Objetivo de garantir a segurança e a rastreabilidade dos produtos controlados, prevenindo abusos e garantindo que as farmácias e estabelecimentos de saúde cumpram a legislação vigente.

Para que esse controle ocorra, é necessária atenção no momento de cadastrar os medicamentos. Em outro material, explicamos em detalhes como realizar esse cadastro no Thotau (clique aqui). A venda desses medicamentos só ocorre com a retenção do receituário e, além disso, é necessário preencher algumas informações no momento da comercialização. Antes de demonstrar como é o processo de venda, alguns requisitos precisam ser observados. São eles:

  • Não realize a venda de medicamentos de lote controlado antes de efetuar a entrada do documento fiscal desse medicamento, que deve ser feita com pelo menos 24 horas de antecedência à venda. Para ser mais preciso, é necessário ter enviado o arquivo XML à ANVISA com a informação de entrada desse medicamento.
  • Confira se o medicamento a ser comercializado já está com o controle de lote habilitado e devidamente cadastrado.
Por fim, para toda venda de medicamento sujeito a controle especial você deverá ter cadastro do cliente/paciente com CPF e identidade, bem como cadastro do profissional responsável pela emissão do receituário com seu respectivo número de registro. No caso de novos cadastros, demonstraremos ao longo do material como realizar.

1) Acesse Sistema Auxiliar de Vendas > Emissão > DAV Pedido.


2) Caso o cliente já tenha cadastro em seu estabelecimento, basta digitar o código dele ou realizar uma busca utilizando o ícone de binóculo. Se for a primeira compra, é necessário realizar o cadastro, utilizando o módulo "Controle de Pessoas" ou através da própria interface do DAV Pedido, conforme descrito no próximo item.


3) Para realizar o cadastro do cliente no momento da venda, clique no ícone de binóculo para abrir a janela de busca, em seguida clique em "Cadastro" ou pressione "F5". Na janela de cadastro de clientes, use o atalho Alt + I para inserir um novo cadastro e preencha com as informações do cliente/paciente.


4) A inserção de medicamentos sujeitos a controle especial segue o mesmo procedimento dos demais produtos. Você pode digitar o código do produto, realizar a leitura do código de barras ou realizar a busca pelo nome. Ao inserir um medicamento que tenha informações no "Cadastro de Medicamentos SNGPC" automaticamente será marcado a opção "Utilizar SNGPC". Você pode inserir outros produtos que não sejam de controle especial no mesmo pedido, eles não serão inclusos no arquivo XML enviado a ANVISA. Insira a condição de pagamento e conclua o pedido pressionando "F12".

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5) Ao clicar em concluir, você deve efetuar o cadastro da receita. Para isso, insira informações como a finalidade de uso do medicamento, a data em que foi prescrito, o tipo de receita e o número da notificação (este último é obrigatório para algumas receitas). É importante informar o profissional que realizou a prescrição; se ele já estiver cadastrado no sistema, você pode inseri-lo utilizando o código ou realizando a busca clicando no ícone de binóculo para acessar a base de cadastros. As informações do cliente serão inseridas automaticamente, pois já foram informadas no inicio do pedido.

Obs: para cadastrar um novo médico durante a emissão do pedido clique aqui e acesse o tutorial.


6) Agora clique em "Aplicar", para ser inserido o item que corresponde a receita, automaticamente o sistema irá inserir apenas o medicamento sujeito a controle especial/cadastrado no SNGPC. Para finalizar o pedido clique em "Fechar" e em seguida você irá definir a forma de pagamento.


7) Neste exemplo, a condição selecionada foi a vista (item 4), basta pressionar ENTER para confirmar a forma de pagamento, em seguida ENTER novamente para registrar o pedido.


8) Você receberá uma confirmação de pedido concluído com sucesso. Próxima etapa é gerar o documento fiscal desse pedido de venda importando diretamente no seu PDV.

Obs: Como importar pedidos de venda no PDV clique aqui.



Assista também:

Como gerar arquivo XML para importação na plataforma SNGPC



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