Como gerar Livro Registro de Inventário

Última atualização 16 dias atrás

Gerar Livro Registro de Inventário

Neste tutorial, você vai aprender como gerar o Livro Registro de Inventário para final de período fiscal.

Introdução

Além da escrituração obrigatória no final do período fiscal, existem outras situações em que o inventário fiscal deve ser gerado, como mudança na forma de tributação da mercadoria, solicitação de baixa cadastral, alteração do regime de pagamento/condição do contribuinte ou por solicitação do Fisco.

A legislação recomenda que o inventário fiscal seja realizado pelo menos uma vez ao ano, geralmente no mês de fevereiro. No entanto, a periodicidade pode variar conforme a necessidade e o regime fiscal da empresa. Neste tutorial, o foco será o inventário para final de período.

O Thotau possui um assistente para geração de inventário que descomplica o processo, mas para isso é necessário verificar alguns itens básicos, são eles:

  • Todos os cupons fiscais deverão estar processados;
  • Todas as notas fiscais do período devem estar processadas;
  • Todas as ordens de produção devem estar processadas;
  • Transferências internas deverão estar processadas;
  • Não possuir itens de estoque de posse pendentes;
  • Todos os produtos do inventário devem possuir cadastro de tributação.
1) Para iniciar vamos acessar Controle Fiscal > Livros Fiscais > Registro de Inventário.


2) Você pode acessar Cadastro > Acessar Assistente ou utilizar o atalho Alt + I para novo inventário.


3) O primeiro passo é definir até qual data o estoque será contabilizado e realizado as validações necessárias. No nosso exemplo, será dia 31/12/2024. O próximo parâmetro é "Zerar o estoque de produtos negativos no inventário", idealmente, você não deve ter produtos com estoque negativo, mas sabemos que isso pode acontecer. Utilizando esse parâmetro, apenas no inventário, esses produtos irão aparecer com estoque zerado. Aconselhamos verificar com seu contador sobre a marcação ou não desse parâmetro.


4) Em alguns estabelecimentos, produtos podem ser inativados. Com o parâmetro "Filtrar apenas produtos ativos", você evita que esses produtos inativados sejam incluídos no inventário.


5) O próximo passo é definir quais produtos serão inseridos no seu inventário. Por padrão, o assistente já marca "matéria-prima", "mercadorias para revenda" e "outros insumos". Embora seja opcional, aconselho que você preencha a descrição do inventário com informações que o identifiquem.


6) Ao avançar, você precisa definir quais preços serão considerados no seu inventário. Aconselhamos manter a ordem que vem configurada por padrão. Nessa hierarquia, em último caso, será considerado o preço de venda normal. Para isso, é preciso definir o percentual que será deduzido do preço de venda normal para chegar ao preço de custo médio. Esse percentual é o "markdown" praticado na sua empresa.

Obs: A utilização do Preço de Venda Normal só será utilizada caso nenhuma das opções anteriores de preço seja localizada.

image

7) Próxima etapa é definir o motivo do inventário, como citei no início desse vídeo, existem alguns motivos, mas esse especificamente é 01 - No Final do Período. Vamos avançar e aguardar o assistente realizar a validação dos dados.

image
8) Para finalizar seu inventário é preciso que não haja nenhum erro nas validações. Neste meu exemplo, estou sendo alertado de que possuo produtos com erro na tributação, preciso retornar ao meu cadastro de produtos e efetuar a correção. Para saber quais são as correções a serem realizadas basta clicar em “Mostrar pendências que devo resolver”, será aberta janela com a descrição de qual produto é preciso verificar a sua tributação.


9) Após efetuar a correção do meu produto que estava sem tributação, agora posso concluir o meu inventário. Os itens “Alguns produtos possuem pedidos pendentes” e “Existem produtos com estoque negativo” não impedem avançar na conclusão do inventário, mas são alertas do que está sendo enviado no seu livro de registro de inventário.

image
10) Após avançar temos um resumo do nosso inventário, e para finalizar clique em "Concluir". Assim está finalizado o assistente e concluído o inventário.

image
11) Caso precise exportar ou realizar a impressão, basta utilizar a opção "Relatórios" na parte superior da janela de "Listagem de Inventários". Para exportar o arquivo em PDF utilize a opção "Imprimir Inventário (Modelo 7) e para exportar como planilha utilize a opção "Planilha Listagem de Produtos (XLS).

image


Alerta ao utilizar a opção "Imprimir Inventário (Modelo 7)"



Caso se depare com a mensagem da imagem acima, para corrigir siga as etapas descritas abaixo:

1) Com o inventário selecionado você irá acessar os registros para correção. Em Utilitários > Acessar os registros do inventário ou pressionando a tecla de atalho "F8", existe também o ícone de atalho na parte superior da listagem de inventários.

image
2) Para encontrar os produtos com estoque positivo e preço unitário zerado, acesse a janela de Listagem de Produtos e aplique um filtro. Clique na coluna "Quantidade" e pressione "F6" para abrir a janela de filtro.


3) Selecione "Total - conteúdo deve ser maior" e insira o valor 0. Em seguida clique em "Comuns".


4) Clique em "Preço Unitário", selecione a opção "Total - igual ao conteúdo do campo" e insira o valor 0. A descrição do filtro deve ficar igual da imagem abaixo. Clique em "Ok" para filtrar.


5) Com o filtro aplicado, você visualizará apenas os produtos que atendem aos critérios selecionados. Agora, é hora de inserir o preço de custo de cada um deles. Para editar o valor, pressione a tecla "Insert" - o campo ficará editável, permitindo que você insira o valor desejado. Repita esse processo para todos os produtos que aparecem no filtro. Ao concluir, clique em "Sair" e imprima o inventário.

image

Para mais detalhes de como gerar o registro de inventário assista ao vídeo abaixo:




Por favor, aguarde!

Aguarde... só levará um instante!