App oColetor: Realização do processo de conferência cega
Última atualização 14 dias atrás
App oColetor: conferência cega
Listamos neste tópico como realizar o procedimento de conferência cega utilizando o App oColetor.
Introdução
A conferência cega é um método de controle de estoque onde o funcionário verifica a quantidade de produtos recebidos sem ter conhecimento prévio das informações da nota fiscal. Isso ajuda a identificar discrepâncias entre o que foi pedido e o que foi realmente entregue, garantindo maior precisão e eficiência no processo de recebimento.
No exemplo abaixo iremos considerar que o pedido de compra já tenha sido realizado, e o documento fiscal já tenha sido vinculado a ele. Iremos realizar a conferência cruzada para verificar se as informações estão consistentes, e utilizaremos o oColetor para realizar a conferência cega.
1) Acesse o módulo Notas Fiscais > Notas de Terceiros > Notas de Entrada. Após localizar o documento fiscal, com ele selecionado vá até Utilitários > Conferência.
2) Se o pedido de compra e o documento fiscal estiverem corretos, você receberá uma mensagem de confirmação. Confirme e o status da conferência cruzada será atualizado para "Concluída". Em seguida, para listagem de conferência cega escolha a opção "Gerar ordem de coleta via App oColetor". Clique em "Ok" e o arquivo será enviado para o App oColetor.
3) No aplicativo oColetor, na seção "Listagem de Coletas", você encontrará a ordem de coleta com o status "Pendente". Ao clicar na ordem pendente, você verá a tela para realizar a conferência. É muito simples: basta inserir o código do produto e a quantidade.
4) Para inserir o código do produto, você pode digitá-lo ou escanear o código de barras usando a câmera do seu aparelho. Para escanear, basta clicar no ícone da câmera e posicioná-la sobre o código de barras do produto.
Lembre-se: Se for a primeira vez que você usa o App oColetor, será necessário conceder permissão de acesso à câmera do seu aparelho.
5) Após inserir os produtos e suas quantidades, clique em "Finalizar" no canto superior direito. Você será redirecionado para a tela de "Listagem de coletas" e o status da ordem de coleta mudará para "Ordem de coleta enviada". Após finalizar a coleta com o App oColetor, continuaremos o processo no Thotau.
6) Em Notas Fiscais > Notas Fiscais de Terceiros > Entrada você irá selecionar o documento fiscal que foi realizado a conferência cega, ir até Utilitários > Conferência. Na interface de conferência, vá até Utilitários > Preencher Listagem Cega. Na interface de "Conferência Cega" vá até Utilitários > Importar do Coletor Dados.
7) As informações do aplicativo serão automaticamente transferidas para o Thotau. Basta marcar todos os itens da conferência e clicar em "Ok" para que o sistema faça o cruzamento das informações. Na janela de "Conferência Cega" clique em "Concluir".
8) Existem duas possibilidades: as informações da conferência cega podem estar de acordo com o documento fiscal, ou pode haver alguma diferença entre os dois. Se houver alguma diferença, na coluna "Divergente na Conferência Cega", os itens com divergência serão marcados. Além disso, um ícone de exclamação aparecerá no campo "Conferência Cega" para te avisar que algo está diferente. Atenção: Ao clicar no ícone de exclamação, é possível visualizar um relatório apontando quais diferenças foram identificadas.
9) Caso exista divergência a orientação é solicitar uma nova conferência. Será enviada uma nova requisição de coleta para o App oColetor e o conferente refaz a conferência. Para realizar o reenvio dessa requisição, na tela de "Conferência" vá em Utilitários > Desfazer Conferência, confirme que deseja continuar. Confirme a conferência cruzada novamente (considerando que ela já estava correta item 2).
10) Na janela de "Listagem para conferência cega" selecione a opção "Gerar ordem de coleta via App oColetor (substituindo a anterior). No oColetor, só realizar as etapas do item 3 em diante. Se a divergência persistir, entre em contato com o fornecedor.
11) Para finalizar a conferência cega, você irá clicar em "Confirmar Conf. Cega", confirmar em "Sim". Se for uma conferência cega que tenha divergência e você queira concluir mesmo assim, o sistema informa que existe essa diferença e sugere criar uma pré-movimentação com os itens que faltaram, você irá clicar em "Não".
OBS: Para acessar como efetuar pré-movimentação de itens, clique aqui.
12) Próximo passo é aceitar a conferência com divergência, o que irá fazer o processamento do documento fiscal (movimentar estoque).
13) A mensagem de "Nota fiscal processada com sucesso", indica que a conferência cruzada e cega foram concluídas (neste exemplo com divergência). Em seguida será a tela de efetivação dessa nota (movimenta o financeiro), você irá confirmar a forma de pagamento que foi previamente acordada com o fornecedor e indicado no pedido de compra.
O processo de conferência está concluído. E essa é apenas uma das possibilidades, para otimizar a sua rotina, que o App oColetor pode oferecer.
Para saber mais detalhes desse recurso incrível totalmente integrado com o Thotau, assista os vídeos abaixo ou entre em contato agora mesmo.